UMAPAZ  completa 15 anos, expande projetos e investe na formação online

Quanto mais pessoas pudermos alcançar, e impactar suas vidas com recursos para uma vida sustentável, estaremos cumprindo nosso propósito de avanço da UMAPAZ.”
                                                                    Meire Aparecida Fonseca de Abreu, coordenadora 

Eis a visão de futuro que emana da “casa da natureza” do município de São Paulo, a UMAPAZ, que neste mês completa 15 anos de atividades. Em seu espaço aberto, ambiente privilegiado de natureza em meio à agitada São Paulo, no bairro do Ibirapuera, visitantes são recebidos para cursos, oficinas e interações de todo tipo, com aprendizados múltiplos. Educação ambiental, estudo de belezas orgânicas ou a simples (e estimulante) contemplação da natureza. Não importa, o fato é que cada vez mais atrai públicos de todas as idades.

Com a pandemia, instalada desde março de 2020, a UMAPAZ também teve de reinventar-se e centrar forças nas opções possíveis para levar seus jardins e ensinamentos para a casa das pessoas. Esta matéria traz algumas dicas das opções disponíveis nesses tempos tão desafiadores, para quem quer a natureza mais pertinho de seu dia a dia.

Para isso, 2020 “foi de muita pesquisa e diálogo interno, o olho no olho, para buscar alternativas viáveis, um trabalho feito com a união das equipes”, ressalta Meire Aparecida Fonseca de Abreu, a coordenadora da UMAPAZ, que viu crescer de quatro para cinco as divisões sob sua coordenação. “O uso das redes sociais e estudo de novas ferramentas tecnológicas demandaram nova força”. E assim o estudo híbrido ganhou vez e sem deixar de atrair interesse da comunidade. A agenda de 2021 já está lançada, mas rapidamente se esgotam as vagas, razão que fortaleceu a necessidade de novos recursos para ampliar a oferta, com tecnologia e ouvidos abertos às sugestões de seus seguidores nas redes sociais, que já atingem visitantes de todo país e fora dele.

Na contabilização de conquistas desses 15 anos, Meire reforça o desejo que vem sendo consolidado, de expandir os braços da UMAPAZ para regiões extremas do município, fora do espaço da Universidade Aberta do meio Ambiente, como é conhecida.  E foi a partir de 2018 que com apoio e sinergia da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Munícipio de São Paulo, pasta na qual a UMAPAZ está alocada, tomaram vida vários projetos, com destaque para a recente escola de agroecologia, no extremo sul da cidade, no bairro de Parelheiros. A proposta é unir a comunidade, sensibilizar moradores e criar ambiente de apoio para formação em hortas orgânicas, auxílio aos agricultores locais, entre outros. Essas vitrines públicas estão hoje à disposição, também de forma híbrida por conta do isolamento social. “Temos um equipe motivada e estamos trabalhando bastante para que o projeto avance, mesmo diante da paralisação por conta do coronavírus.”

UNIVERSO PARA TODOS –  Dois anos antes, em 2016, o público alucinado por astrofísica viu serem reabertos os dois planetários sob a coordenação da Secretaria do Verde/UMAPAZ, o do Ibirapuera e também o que favoreceu bairros mais distantes. O Planetário do Carmo, em Itaquera, zona leste da capital, abriga atividades que fazem encher os olhos de pequenos e grandes pesquisadores. Que tal uma viagem pelo planeta e deixar de ser um estranho para o espetáculo das estrelas no céu? Mas, e enquanto a vacina não chega? O esforço das equipes rendeu a produção de alguns vídeos e ferramentas de interação, com alguns links que serão disponibilizados em breve.

“Nesse período de 15 anos, vimos crescer nosso público, de vários estados, e também de outros países. Queremos ser essa fonte de educação e aventura ambiental para todos”, afirma a coordenadora da UMAPAZ.

Deixamos abaixo alguns links para visitação em tempos de pandemia!

CURSOS E OFICINAS – A programação 2021 já está publicada, alguns cursos praticamente sem vagas, mas vale o garimpo e disposição, porque tem oficinas via aplicativos com temas interessantes. E vão desde o tradicional Curso de Jardinagem ao estímulo às fragrâncias da natureza, horta EAD e palestras, algumas delas com acesso via facebook e instagram. E para o curso de jardinagem, o mais procurado, a previsão é que abril traga novas ferramentas que ampliarão acesso. Acompanhe a programação mensal aqui:

SITE: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/programacao_mensal/index.php?p=345

EDUCADORES E ESCOLAS – Aqui link para a área de acesso a algumas publicações super interessantes para professores e profissionais da Educação. Destacamos aqui: “Caminhos possíveis para uma escola sustentável” e “Escola sem paredes na UMAPAZ”.  Elas trazem as experiências e dicas para quem deseja trabalhar a sustentabilidade em sala de aula, ou em espaços informais.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/biblioteca_umapaz/index.php?p=231434

Crédito das fotos internas: acervo da Secretaria do Verde e Meio Ambiente

Por Gleice Carvalhp, jornalista, diretora ACP