Hoje acordei inspirada a falar sobre resiliência. Essa imagem é da folhagem da flor de lótus. Observe que no fundo há água acumulada, provavelmente da chuva. Em pouco tempo não estará mais lá, vai evaporar, sem lhe causar dano, sem interferir no seu processo natural de se desenvolver verde e forte, junto da flor. Fiz essa experiência ao jogar água de um copinho em uma dessas folhas e parecia impermeável! É incrível!

Bom, da flor a maioria já sabe, nasce num pântano. Quanto mais sujo e profundo, mais linda a flor de Lotus se apresenta. É a única que produz flor e fruto ao mesmo tempo, simbolizando que toda causa tem efeito imediato.  A natureza é realmente mestre da vida, com singulares ensinamentos! Eu que conheci a filosofia oriental desde a infância, me encanto cada vez mais com cada descoberta.

Assim é nossa vida. No comportamento humano, a resiliência é a habilidade de se adaptar e superar adversidades, situações estressantes. Isso de forma saudável, construtora, sem ser afetado por elas de modo negativo, permanente. Não é tarefa fácil. Então o que promove essa energia capaz de não se deixar abater?

lotus-587335_960_720

Elenco aqui três passos:

1 – Acreditar na firmeza de objetivos, atitude positiva e foco.

No trabalho, por exemplo,  você pode encontrar barreiras, humanas na maioria das vezes. Mas se seu foco é desenvolver-se ali, construir valor para si, sua família e para sua carreira, transforme a sensação de medo ou apatia por uma ação vigorosa e construtiva. Quer se formar,então terá de superar a falta de tempo, de dinheiro ou os dois juntos. A adversidade poderá vir também na forma de boicotes, vozes do passado ou do companheiro do seu lado, puxando sua energia para o lodo da negatividade. Não deixe nada nem ninguém comandar seu coração. Fortaleça seu sonho.

2 – Fique perto de pessoas de forte energia e exercite a gratidão

Energia ruim vibra feito raio, portanto procure se aproximar de pessoas que de fato querem o teu bem, torcem por você. Amigo você reconhece nos momentos difíceis, assim que identificar não o largue mais.  Aprenda a ter gratidão, por tudo. Comece pelo tanto que conseguiu avançar até aqui.  Peque um papel, liste as conquistas e as pessoas que te apoiaram nesse caminho. Vai se surpreender com a sensação do coração se alegrar a cada item.Ligue, escreva, envie uma mensagem. Mas agradeça.

3 –   Faça sua parte, dê o melhor de si e enxergue a dor do outro.

Conte com você, levante-se e encare o ambiente. Pare de olhar só para seu umbigo, sentindo-se vítima e fechando-se no seu pequeno eu. Vai, estenda incentivos aos outros. Pode ter certeza, ele voltarão para você! Assim como na lenda da flor de Lótus, quanto mais dificuldades, mais grandiosa a vitória. Mantenha o foco no futuro.Assim o efeito dessa causa já estará registrado na sua vida, como flor e fruto desenvolvendo-se ao mesmo tempo.
E por fim. Resiliência não é ignorar as emoções negativas, mas ter sabedoria e força de propósito para não permitir que elas dominem seu dia, sua vida. E deixar o resto evaporar!  Gleice Carvalho